quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Homem Duplicado - José Saramago



Título: O Homem Duplicado
Autor: José Saramago
Nº de Páginas: 318
Editora: Caminho
Preço: 14,85 €


Sinopse: «Tertuliano Máximo Afonso, professor de História, vive só, num bairro da cidade sem nome, só com a sua solidão. Um dia aluga um velho filme para ver em casa como repouso do cansaço que lhe deu a correcção dos trabalhos dos alunos. E acontece algo que lhe modificará a vida de solitário e pacato cidadão - um dos actores secundários do filme é exactamente igual a si próprio, é o seu duplo. Inquieto com a possibilidade de existir, eventualmente perto de si, na sua cidade, um outro que é ele próprio, lança-se numa investigação para encontrar esse outro, provocar um encontro, medir-se com ele. Com base neste ponto de partida, com uma intriga complexa conduzida com mão de mestre, José Saramago oferece-nos, com O Homem Duplicado, um dos seus mais belos romances.»


Opinião: Em O Homem Duplicado, Saramago presenteia os leitores com uma estória surreal que tem como protagonista um normalíssimo professor de História de seu nome Tertuliano Máximo Afonso que vê a sua vida dar uma volta de 180 graus ao descobrir que existe neste mundo um homem completamente igual a si, um duplo seu. Isto sucede quando o professor decide alugar um filme aconselhado por um colega seu de profissão, e qual não é o seu espanto quando, imagine-se, a meio do filme aparece um sujeito exactamente igual a si! Tertuliano Máximo Afonso faz tudo para descobrir a verdadeira identidade do actor e quando finalmente o consegue encontra-se com ele para finalmente ter à sua frente o homem que entrou na sua vida através de um filme e veio transformá-la em algo parecido com um.
Mais uma vez Saramago encantou-me com uma estória muito bem contada, tenho só a dizer que me pareceu que ao longo do enredo algumas das suas observações foram um pouco despropositadas e fora de contexto.

Um enredo, citando a sinope do livro, escrito com mão de mestre, que apesar de ficar aquém de outras obras de maior prestigio do autor não deixa de ser um livro muito bom que aconcelho qualquer pessoa a ler, simplificando, não é o melhor livro de Saramago mas a genialidade do autor está presente o que significa que vale a pena ler!

Fico um pouco triste quando visito alguns blogs do género e não encontro qualquer opinião ou crítica a livros de Saramago, pois eu senti quase uma obrigação de ler o único escritor de lingua portuguesa que alguma vez recebeu o prémio nobel, isto acompanhado dos concelhos de um professor que dizia que quanto mais conhecia o homem, menos vontade tinha de ler os seus livros. Enfim, conheci a obra de Saramago através do "Ensaio sobre a Cegueira", que por coincidência ou não, é o meu livro favorito de sempre. O que quero dizer com este "sermão" é que me parece que os portugueses transportam também para a literatura um pouco da famosa teoria "o de fora é que é bom", deixando de parte autores simplesmente extraordinários!
O que tenho a dizer a essas pessoas é o seguinte: Dêm o braço a torcer e vão ver que não se arrependem!

Cumprimentos, Fernando

2 comentários:

  1. Sim uma obra bem escrita e que não deixa de ser interessante até ao final, mas que esperava algo mais, como já te disse. Mas concordo que é uma obra que deve ser lida!

    Quanto a lerem Saramago, pois são gostos pessoais e não dá para contornar. Claro que admito que fico contente quando alguém me diz que leu e gostou de um livro do autor, mas também compreendo e aceito quando assim não acontece. Eu também não gosto de muito outros autores que fazem as delícias de muitos leitores, como Nicholas Sparks. E agora também já começo a não poder ver, nem ler os livros de Dan Brown e José Rodrigues dos Santos.

    E já agora aproveito para fazer uma pequena correcção, Fernando.
    "acon[s]elhado", acon[s]elho, "con[s]elhos" e por favor não leves a mal. ;)

    Fico a aguardar a tua opinião do livro de Ondjaki. Pois é um autor que quero descobrir muito mais da sua obra e este ainda não li, apesar de já ter lido boas opiniões. ;)

    ResponderEliminar
  2. Foi exactamente isso que eu senti, que não deixa de ser uma obra bem escrita e interessante até ao final, mas também esperava algo mais vindo de quem veio.

    Obrigado pelas correcções, ás vezes uma pessoa tem tanto para dizer que até se atrapalha, e é claro que não te levo a mal, tudo o sirva para melhorar este blog é sempre bem vindo!

    Quanto ao livro de Ondjaki, posso-te dizer que fiquei maravilhado com a escrita do autor e que daqui a umas horas poderás ver aqui no blog a minha opinião acerca do livro.

    Cumprimetos uma vez mais, Fernando

    ResponderEliminar