sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Fogo no Coração - Emma Darcy


Título: Fogo no Coração
Autor: Emma Darcy
Nº de Páginas: 158
Editora: Harlequin Ibéria, S.A.
Preço: 4,70€

Sinopse: «Taylor Maguire sabia que cometera um erro grave ao ajudar Angie Cordell a fugir de Brisbane. Quanto tempo aguentaria uma sofisticada professora numa exploração ganadeira distante e isolada? Todo o corpo de Taylor respondia à presença de Angie, no entanto não podia arriscar a envolver-se no que podia ser uma pequena aventura. O seu filho já sofrera demasiado por causa de uma mulher da cidade e, tal como ele, custava-lhe confiar nos outros. Angie podia dizer as vezes que quisesse que gostaria de ficar lá para sempre, porém o mais importante era que o demonstrasse.»

Angie Cordell é uma professora que lecciona na cidade de Brisbane, na Austrália, e que vendo-se perseguida e atormentada pelo seu ex-namorado que não quer deixá-la, se candidata ao cargo de educadora num rancho, de modo a fugir deste tormento e conseguir alcançar alguma paz de espírito, o que também aconteceu com um amigo seu que fora condenado pela justiça, e posteriormente lhe foram dadas duas escolhas; ou passaria algum tempo num reformatório ou iria trabalhar para um rancho. O amigo de Angie acabou por escolher ir trabalhar para o rancho, colhendo dessa experiência dados muito positivos, o que levou Angie a ver a vida no campo como um refugio para o pesadelo em que a sua vida se tornara, tudo por culpa de Brian.
O dono do rancho, Taylor Maguire, acaba por levar Angie consigo, mesmo não tendo sido ela a sua primeira escolha para ensinar as crianças que lá habitavam (entre elas o seu filho, Hamish), pois sentiu o dever de levar Angie para o rancho quando tomou conhecimento de modo acidental daquilo porque Angie Cordell estava a passar. E é entre estes dois personagens que se desenrola um amor extraordinário, que faz valer muito a pena ler esta obra.

Não estando habituado a este tipo de leitura, devo dizer que foi com uma certa desconfiança que li esta obra, pois trata-se de um verdadeiro romance, no sentido em que quase todo o enredo gira em volta do enlace entre um homem e uma mulher, o que como devem calcular não é novidade nenhuma no mundo literário que eu até agora conheço, o que não conhecia era este tipo de prosa a roçar o erotismo. Este livro em certas passagens é pura sensualidade transcrita para o papel, as páginas transpiram sexualidade, sem deixar, e muito bem, o enredo fugir para aquilo que é digamos "pornografia literária", pois a autora demonstra um enorme controlo sob o rumo da estória, sendo que em determinados pontos do texto pensei que a situação estava a ficar um pouco fora do controlo, e eis que a autora mais uma vez dava a volta por cima e conseguia retomar uma bela estória de amor, que é aquilo a que no fundo se resume este livro.

Trata-se de uma edição "2x1", ou seja, dois livros juntos encadernados num só, sendo que o primeiro é este de que agora vos falo e o segundo é "Era Amor", da mesma autora, que optei por deixar para daqui a algum tempo, de modo a não ter aquilo que eu gosto de chamar uma overdose autorial, e neste caso corria também o risco de me tornar num "ninfomaníaco", tal é a densidade das passagens eróticas contidas nesta obra, a próxima até pode ser bastante diferente mas nunca se sabe e eu prefiro jogar pelo seguro.
:)

Quero aproveitar para dizer que este livro, não sendo uma obra-prima da literatura, que nem sequer pertence ao género de obras que me dêem mais gosto de ler, serviu para vir sublinhar algo que eu já sabia; que os livros têm essa enorme capacidade de nos fazer viver intensamente os actos passados pelas personagens, e é esse um dos motivos pelos quais gosto tanto de ler.

Desejos de boas leituras, do suspeito do costume

Fernando

Sem comentários:

Enviar um comentário