quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Lua de Joana - Maria Teresa Maia Gonzalez


Título: A Lua de Joana
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Nº de Páginas: 157
Editora: Editorial Verbo
Preço: 6,35€



Sinopse: «Ao lermos A Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que é realmente importante na vida.
Porque este livro nos alerta para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena...
Não deixe de o ler!»


Este é, sem dúvida, um dos livros juvenis de maior sucesso publicados em Portugal. Maria Gonzalez é, entre outros, autora de obras conhecidas do grande público, como por exemplo O Guarda da Praia e a saga O Clube das Chaves, que chegou mesmo a ser adaptada para a televisão. Esta é sem dúvida uma das autoras que serviu me serviu de elo de ligação entre as leituras de banda desenhada e a literatura mais adulta, sendo que livros como este e outros da sua autoria foram perfeitos para me catapultar para aquilo que leio hoje em dia (para muitos terá sido também o caso da colecção Uma Aventura).


Este livro é totalmente constituído por cartas, cartas que Joana escreve em forma de diário a comunicar à falecida amiga Marta as aventuras e desventuras da sua adolescência solitária, pois é parte de uma família muito ocupada, maioritariamente por razões profissionais, que acabam por não reparar nos seus problemas.
É o relato do luto de Joana para com o falecimento da sua melhor amiga, Marta, que padeceu de uma overdose durante a adolesência. Joana, que sempre tinha sido uma rapariga muito consciente, na escola e fora dela, acaba por ir parar aos mesmos caminhos por onde Marta tinha passado, o mundo das drogas. Joana, que não perdoava a amiga por aquilo em que se tinha tornado, acabou por cair no mesmo erro, o que a levou a ter uma melhor percepção daquilo que a amiga passou e a finalmente perdoa-la.
Esta história tem uma mensagem principal muito explicita, os danos das causados pelo consumo de drogas, e têm depois algumas outras mensagens dispersas pelo livro, como os efeitos de uma paternidade desatenta, o que torna este pequeno livro num grande companheiro para toda a vida, pois contém mensagens que embora sejam de uma simplicidade clara como a água, são também muito fortes.

Esta leitura veio no âmbito do post "Re-leituras", que para os menos atentos ao blog é um post onde divulgo uma lista de obras que tinha já lido e que estavam na minha estante, mas que não tinham uma opinião formada escrita aqui no blog, por isso resolvi fazer uma releitura geral de algumas dessas obras e, pouco a pouco ir postando aqui as minhas críticas.

Cumprimentos,

Fernando

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Parabéns José Saramago!


Caso fosse vivo, José Saramago celebrararia hoje o seu octogésimo oitavo aniversário. O primeiro, e único até ao momento, prémio nobel da literatura de língua portuguesa, é o autor de obras célebres, entre as quais; 
Ensaio Sobre a Cegueira (1995)
O Homem Duplicado (2002)
As Intermitências da Morte (2005).

Por esta altura estão a ser feitas bastantes homenagens ao autor um pouco por todo o lado, das quais quero destacar a atribuição do seu nome a uma sala da Biblioteca Municipal de Lisboa - Palácio Galveias. Quero aproveitar para pedir aos visitantes do blog que leiam José Saramago, pois na minha opinião não existe homenagem maior que essa.

Penso ser a ocasião perfeita para vos dizer, aos visitantes do blog, que este é o meu escritor preferido, e que é este o autor do meu livro preferido de sempre (Ensaio Sobre a Cegueira).

José Saramago vive e viverá sempre na memória de leitores como eu, que adoram os seus livros e que os irão eternizar nas suas memórias.

Fernando

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Citações #4

«Tenho uma gaveta cheia de relógios, quase todos oferecidos por um pai que nunca chega a horas...»
 
A Lua de Joana, Maria Teresa Maia Gonzalez

terça-feira, 9 de novembro de 2010

20 000 Léguas Submarinas - Júlio Verne


Título: Vinte Mil Léguas Submarinas
Autor: Júlio Verne
Nº de Páginas: 432
Editora: Europa-América - Colecção Grandes Obras
Tradutor: M. de Campos
Preço: 7,56 €

Sinopse: « Todas as Marinhas de Guerra tinham ordem para abater o monstro... Mas, como a água entre os dedos da mão que se aperta para a reter, assim ele escapava a todas as perseguições, ora navegando a velocidades incríveis à superfície das águas, ora desaparecendo num ápice tragado pelas voragens do abismo...

ERA O NAUTILUS - o primeiro submarino, que nunca existiu senão na fantasia de um homem...

A bordo dele, o estranho capitão Nemo reina sobre as profundezas do mar como senhor absoluto dum reino mais vasto que todos os impérios, mais rico que todos os tesouros, mais belo que tudo quanto se pode imaginar. E, sobretudo, tão oculto e inacessível que nunca os olhos do homem seu inimigo o poderiam macular com a cobiça.

Um prodígio da imaginação!
Uma obra-prima de antecipação cientifica!
Uma criação que se conta entre as melhores dum autor cujo nome desafia o tempo.

«De todos os romances de Júlio Verne, 20 000 Léguas Submarinas é um daqueles em que o seu sentido de antecipação científica se revelou mais profético.»

Este livro pertence à colecção de grandes obras da editora Europa-América, e que melhor definição para classificar este livro do que essas duas simples palavras; grande obra. Tinha uma ideia pré-concebida daquilo que supostamente seriam os livros de Júlio Verne, ou seja, histórias angustiantes que muitas vezes tinham a Natureza como pano de fundo. Estava à espera de um bom livro, não desta obra extremamente bem contada que veio imediatamente colocar-se na lista dos meus livros favoritos.

20 000 Léguas Submarinas é a história surreal do primeiro submarino alguma vez inventado, ironicamente tomado por um gigante crustáceo, consequentemente perseguido ferozmente.
Baleias, navios, mortes, a atlântida, minas submarinas, náufragos, destroços...tudo isto e muito mais está interligado nesta maravilhosa obra-prima da literatura de ficção-cientifica.

Desejo muito poder explorar a obra de Júlio Verne, pois o seu sentido profético de escrita despertou em mim um interesse enorme de o fazer.

Aconselho vivamente.

Fernando

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Próximos Alvos


Entre as enumeras páginas da minha wishlist estão algumas palavras destacadas. Essas palavras são os nomes dos livros que pretendo comprar num futuro próximo e os nomes dos respectivos autores.
Livros esses que, com muita pena minha só serão adquiridos quando em casa não tiver mais livro nenhum por ler, o que é certo que vai demorar algum tempo, pois tenho mais de duas dezenas de obras em casa à espera nas estantes.
E dito isto, aqui fica a lista dos meus próximos alvos, que decidi reduzir a apenas cinco (os que estão a negrito na minha wishlist por serem os que considero de leitura mais "urgente"):

- Memorial do Convento, José Saramago
- Três Homens Num Bote, Jerome K. Jerome
- Mensagem, Fernando Pessoa
- A Sul da Fronteira, A Oeste do Sol, Haruki Murakami
- 1984, George Orwell