sábado, 12 de fevereiro de 2011

Booking Through Thursday - Princípios

Há algo de mara­vi­lhoso em acom­pa­nhar o prin­cí­pio da car­reira de um autor — em ser das pri­mei­ras pes­soas a lê-​lo e admirá-​lo, antes de se tor­na­rem gran­des suces­sos.
Que auto­res tiveste a sorte de des­co­brir no iní­cio das suas car­rei­ras?
E, se nunca tiveste essa opor­tu­ni­dade, que auto­res gos­ta­rias de ter des­co­berto mesmo no início?


Calculo que seja um prazer enorme ser das primeiras pessoas a reconhecer um talentoso escritor e vê-lo, anos depois, no topo - tops de vendas, a vencer prémios, ver o número de leitores crescer, etc. Devo dizer que sou algo receoso com os livros que compro, não arriscando muito em autores que me sejam completos desconhecidos, e apostando em demasia em outros já com carreiras bem cimentadas no mundo da literatura e em autores de outros livros dos quais tenha gostado particularmente, quer a nivel nacional ou internacional, isto muito devido ao facto de nesta fase do meu percurso na literatura estar algo direccionado para a leitura de grandes clássicos e de livros sobre os quais leio opiniões fantásticas noutros blogs do género (assim descobri grandes livros e grandes autores, que hoje em dia são dos meus preferidos). Tudo isto para dizer que não tive o prazer de acompanhar o principio, e o consequente crescimento da carreira de nenhum escritor deste a sua primeira obra.
Quanto à questão do autor que gostava de ter descoberto mesmo no princípio, não tenho qualquer dúvida na resposta: José Saramago! Para além de ser português, é o meu escritor favorito de entre todos os que li até hoje. Devo dizer que o facto de o seu primeiro livro ter saído muito antes de eu ter sequer nascido torna a sua escolha ainda mais óbvia, pois isto implicaria uma viajem no tempo - algo que gostava imenso de fazer, hehehehe.

Cumprimentos, 

Fernando 

Sem comentários:

Enviar um comentário