segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Livro dos Homens Sem Luz - João Tordo


Título: O Livro dos Homens Sem Luz
Autor: João Tordo
Nº de Páginas: 214
Editora: Publicações Dom Quixote

Sinopse: «Com ecos de Kafka e Auster, este é um romance onde histórias e personagens se vão cruzando e cada página é um passo expectante em direcção a um desenlace simultaneamente macabro e romântico.»

A principio não percebi o que queria dizer o autor com a expressão «Homens sem luz», dúvida que desapareceu assim que me embrenhei na leitura de mais uma obra de João Tordo - a terceira que leio do autor. Cedo percebi que as várias personagens deste enredo labiríntico tinham algo em comum; a solidão. Neste ponto percebi que homens sem luz são homens sós - não confundir com desacompanhados.

Provavelmente o livro de João Tordo que menos apreciei, o que não significa que não tenha gostado, apenas sublinha o quanto gostei dos outros dois que li. Os factores para que tenha gostado menos deste do que dos restantes tem a ver com o facto de a narrativa ser pouco linear, chegando mesmo a ser algo confusa. Algo que percebo perfeitamente, visto saber que se trata do primeiro livro a ser editado pelo autor. A solidez da escrita de qualquer autor vai sendo cimentada à medida que este vai escrevendo, à medida que vai encontrando o seu estilo e ganha experiência ao escrever mais livros. Com isto quero dizer que me parece que esta obra acaba por pecar pela juventude.
Por diversas vezes durante uma leitura - quando a leitura em questão foca um tema em especial - tenho um automatismo que associa imediatamente o livro a uma palavra. A palavra associada a esta obra é Solidão.
Com um sentido filosófico claramente focado no tema da solidão, trata-se de uma obra poderosa, de uma leitura dura e também de uma escrita  fluída.

Uma contrução narrativa diferente das restantes obras que já li do autor, muito menos linear, logo mais confusa, o que numa conclusão relativamente aos pontos positivos e negativos da obra, me parece ser o mais desagradável de todos. Uma obra menor, de um grande escritor.

Sem comentários:

Enviar um comentário