Há algo de maravilhoso em acompanhar o princípio da carreira de um autor — em ser das primeiras pessoas a lê-lo e admirá-lo, antes de se tornarem grandes sucessos.
Que autores tiveste a sorte de descobrir no início das suas carreiras?
E, se nunca tiveste essa oportunidade, que autores gostarias de ter descoberto mesmo no início?
Calculo que seja um prazer enorme ser das primeiras pessoas a reconhecer um talentoso escritor e vê-lo, anos depois, no topo - tops de vendas, a vencer prémios, ver o número de leitores crescer, etc. Devo dizer que sou algo receoso com os livros que compro, não arriscando muito em autores que me sejam completos desconhecidos, e apostando em demasia em outros já com carreiras bem cimentadas no mundo da literatura e em autores de outros livros dos quais tenha gostado particularmente, quer a nivel nacional ou internacional, isto muito devido ao facto de nesta fase do meu percurso na literatura estar algo direccionado para a leitura de grandes clássicos e de livros sobre os quais leio opiniões fantásticas noutros blogs do género (assim descobri grandes livros e grandes autores, que hoje em dia são dos meus preferidos). Tudo isto para dizer que não tive o prazer de acompanhar o principio, e o consequente crescimento da carreira de nenhum escritor deste a sua primeira obra.
Quanto à questão do autor que gostava de ter descoberto mesmo no princípio, não tenho qualquer dúvida na resposta: José Saramago! Para além de ser português, é o meu escritor favorito de entre todos os que li até hoje. Devo dizer que o facto de o seu primeiro livro ter saído muito antes de eu ter sequer nascido torna a sua escolha ainda mais óbvia, pois isto implicaria uma viajem no tempo - algo que gostava imenso de fazer, hehehehe.
Cumprimentos,
Fernando
Sem comentários:
Enviar um comentário