terça-feira, 9 de novembro de 2010

20 000 Léguas Submarinas - Júlio Verne


Título: Vinte Mil Léguas Submarinas
Autor: Júlio Verne
Nº de Páginas: 432
Editora: Europa-América - Colecção Grandes Obras
Tradutor: M. de Campos
Preço: 7,56 €

Sinopse: « Todas as Marinhas de Guerra tinham ordem para abater o monstro... Mas, como a água entre os dedos da mão que se aperta para a reter, assim ele escapava a todas as perseguições, ora navegando a velocidades incríveis à superfície das águas, ora desaparecendo num ápice tragado pelas voragens do abismo...

ERA O NAUTILUS - o primeiro submarino, que nunca existiu senão na fantasia de um homem...

A bordo dele, o estranho capitão Nemo reina sobre as profundezas do mar como senhor absoluto dum reino mais vasto que todos os impérios, mais rico que todos os tesouros, mais belo que tudo quanto se pode imaginar. E, sobretudo, tão oculto e inacessível que nunca os olhos do homem seu inimigo o poderiam macular com a cobiça.

Um prodígio da imaginação!
Uma obra-prima de antecipação cientifica!
Uma criação que se conta entre as melhores dum autor cujo nome desafia o tempo.

«De todos os romances de Júlio Verne, 20 000 Léguas Submarinas é um daqueles em que o seu sentido de antecipação científica se revelou mais profético.»

Este livro pertence à colecção de grandes obras da editora Europa-América, e que melhor definição para classificar este livro do que essas duas simples palavras; grande obra. Tinha uma ideia pré-concebida daquilo que supostamente seriam os livros de Júlio Verne, ou seja, histórias angustiantes que muitas vezes tinham a Natureza como pano de fundo. Estava à espera de um bom livro, não desta obra extremamente bem contada que veio imediatamente colocar-se na lista dos meus livros favoritos.

20 000 Léguas Submarinas é a história surreal do primeiro submarino alguma vez inventado, ironicamente tomado por um gigante crustáceo, consequentemente perseguido ferozmente.
Baleias, navios, mortes, a atlântida, minas submarinas, náufragos, destroços...tudo isto e muito mais está interligado nesta maravilhosa obra-prima da literatura de ficção-cientifica.

Desejo muito poder explorar a obra de Júlio Verne, pois o seu sentido profético de escrita despertou em mim um interesse enorme de o fazer.

Aconselho vivamente.

Fernando

3 comentários:

  1. Engraçado, apesar de gostar de ficção-científica, nunca li nada de Júlio Verne, mas sei que tenho algures na estante um livro dele. ;) Para o próximo ano vou ver se descubro este autor...

    ResponderEliminar
  2. Olá, Tons de Azul. Do autor, apenas li esta obra mas espero ter oportunidade de ler umas tantas outras, nomeadamente;
    Viagem ao Centro da Terra,
    A Volta ao Mundo em 80 Dias,
    Da Terra à Lua,
    Cinco Semanas Em Um Balão,
    Cristovão Colombo.

    Gostava de saber qual é o livro de Júlio Verne que tens e o que achaste dele.

    Cumprimentos,

    Fernando

    ResponderEliminar
  3. Fernando o que anda cá por casa é "Cinco Semanas em Balão", mas como te disse ainda não li nada do autor. Vou ver se leio este no início do próximo ano, pois até ao final do ano não creio que tal aconteça... ;)
    Boas leituras!

    ResponderEliminar