quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Lua de Joana - Maria Teresa Maia Gonzalez


Título: A Lua de Joana
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Nº de Páginas: 157
Editora: Editorial Verbo
Preço: 6,35€



Sinopse: «Ao lermos A Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que é realmente importante na vida.
Porque este livro nos alerta para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena...
Não deixe de o ler!»


Este é, sem dúvida, um dos livros juvenis de maior sucesso publicados em Portugal. Maria Gonzalez é, entre outros, autora de obras conhecidas do grande público, como por exemplo O Guarda da Praia e a saga O Clube das Chaves, que chegou mesmo a ser adaptada para a televisão. Esta é sem dúvida uma das autoras que serviu me serviu de elo de ligação entre as leituras de banda desenhada e a literatura mais adulta, sendo que livros como este e outros da sua autoria foram perfeitos para me catapultar para aquilo que leio hoje em dia (para muitos terá sido também o caso da colecção Uma Aventura).


Este livro é totalmente constituído por cartas, cartas que Joana escreve em forma de diário a comunicar à falecida amiga Marta as aventuras e desventuras da sua adolescência solitária, pois é parte de uma família muito ocupada, maioritariamente por razões profissionais, que acabam por não reparar nos seus problemas.
É o relato do luto de Joana para com o falecimento da sua melhor amiga, Marta, que padeceu de uma overdose durante a adolesência. Joana, que sempre tinha sido uma rapariga muito consciente, na escola e fora dela, acaba por ir parar aos mesmos caminhos por onde Marta tinha passado, o mundo das drogas. Joana, que não perdoava a amiga por aquilo em que se tinha tornado, acabou por cair no mesmo erro, o que a levou a ter uma melhor percepção daquilo que a amiga passou e a finalmente perdoa-la.
Esta história tem uma mensagem principal muito explicita, os danos das causados pelo consumo de drogas, e têm depois algumas outras mensagens dispersas pelo livro, como os efeitos de uma paternidade desatenta, o que torna este pequeno livro num grande companheiro para toda a vida, pois contém mensagens que embora sejam de uma simplicidade clara como a água, são também muito fortes.

Esta leitura veio no âmbito do post "Re-leituras", que para os menos atentos ao blog é um post onde divulgo uma lista de obras que tinha já lido e que estavam na minha estante, mas que não tinham uma opinião formada escrita aqui no blog, por isso resolvi fazer uma releitura geral de algumas dessas obras e, pouco a pouco ir postando aqui as minhas críticas.

Cumprimentos,

Fernando

2 comentários:

  1. Já reli este livros umas 3 vezes, e nunca me canso dele, talvez por ser um daqueles livros que podem ser transportados tão bem para a vida real :)

    http://bookslovers.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Lolita, concordo plenamente contigo quando dizes que este livro contém mensagens muito facilmente transportadas para o o nosso quotidiano. Vou na segunda leitura e não creio que o volte a ler tão cedo, uma vez que o fiz uma segunda vez somente porque senti que faltava uma opinião minha acerca desta obra aqui no blog.

    Boas Leituras,

    Fernando

    ResponderEliminar