terça-feira, 16 de novembro de 2010

Parabéns José Saramago!


Caso fosse vivo, José Saramago celebrararia hoje o seu octogésimo oitavo aniversário. O primeiro, e único até ao momento, prémio nobel da literatura de língua portuguesa, é o autor de obras célebres, entre as quais; 
Ensaio Sobre a Cegueira (1995)
O Homem Duplicado (2002)
As Intermitências da Morte (2005).

Por esta altura estão a ser feitas bastantes homenagens ao autor um pouco por todo o lado, das quais quero destacar a atribuição do seu nome a uma sala da Biblioteca Municipal de Lisboa - Palácio Galveias. Quero aproveitar para pedir aos visitantes do blog que leiam José Saramago, pois na minha opinião não existe homenagem maior que essa.

Penso ser a ocasião perfeita para vos dizer, aos visitantes do blog, que este é o meu escritor preferido, e que é este o autor do meu livro preferido de sempre (Ensaio Sobre a Cegueira).

José Saramago vive e viverá sempre na memória de leitores como eu, que adoram os seus livros e que os irão eternizar nas suas memórias.

Fernando

2 comentários:

  1. Concordo interiamente. Só quem lê é que pode conhecer.

    Iniciei o meu conhecimento em Saramago também pela leitura de "O Homem Duplicado" e até hoje sou um profundo amante da sua clareza, flexibilidade e horizonte que se encontra presente na sua obra.

    Conquistou-me e fui conquistado por este autor brilhante, para mim o melhor que li até hoje.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Jarmigas. Só te posso dizer que continues a ler a obra de Saramago, pois creio que não hà maior homenagem possivel de se fazer a um autor que já não está entre nós. Devo dizer-te que é simultaneamente o meu escritor preferido e também o autor do melhor livro que li até hoje, Ensaio Sobre a Cegueira. Da sua obra conheço apenas três livros; Ensaio Sobre a Cegueira, O Homem Duplicado e As Intermitências da Morte, sendo que pretendo aprofundar os meus conhecimentos de toda a sua obra muito mais.

    Continua a passar por cá, cumprimentos

    Fernando

    ResponderEliminar