sábado, 1 de setembro de 2012

Uma prenda para mim

Ontem entrei pela primeira vez na Leya, Praça D. Pedro IV, Lisboa, e comprei algo muito especial; dois livros de um dos meus autores preferidos que, na minha opinião, é também um dos mais proeminentes escritores das letras portuguesas. Um deles (As Três Vidas) estava afastado dos escaparates faz algum tempo. Sendo a obra que venceu, em 2009, o Prémio Literário José Saramago é normal que tenha tido especial atenção por parte dos leitores. O outro (Anatomia dos Mártires) é a mais recente obra de João Tordo, publicada em Novembro passado. Completo assim na minha estante o conjunto de romances até à data publicados pelo talentoso escritor lisboeta.

2 comentários:

  1. Também gosto muito de João Tordo. O primeiro que li dele foi o "As Três vidas" que requisitei na Biblioteca. Custou-me muito devolvê-lo... Pensei seriamente em ficar com ele! :p Neste momento tenho para ler o Hotel Memória, já leste?

    ResponderEliminar
  2. Olá N. Martins,
    ao contrário de ti o primeiro que li do João Tordo foi mesmo o Hotel Memória que - já deves ter percebido - foi uma leitura que achei muito agradável e também diferente de tudo o que tinha lido. Caso contrário não tinha entrado na livraria para comprar mais dois e assim completar orgulhosamente a obra de Tordo. Entretanto acabei por emprestar o Hotel Memória a um amigo que, por sua vez, me fez o favor de emprestar a outro amigo seu que, este sim, fez o favor de desaparecer com ele...visto que a edição que eu tinha do HM era da antiga editora (Quidnovi, se não estou em erro), decidi esperar que a Dom Quixote avance com a reedição, se é que o planeiam fazer.

    Ou seja do autor li primeiro o Hotel Memória que gostei muito pelo estilo da escrita de thriller misturado com policial numa narrativa sempre interessante, a seguir O Bom Inverno, que gostei ainda mais e que foi sem dúvida a obra do click - aquele momento em que sei que tenho de ler mais o autor em questão, tudo o que apanhar à mão até saciar o desejo, e finalmente O Livro dos Homens Sem Luz, obra que na minha opinião é a menos conseguida das que tive o prazer de ler e onde me parece ser revelada alguma imaturidade no que toca ao desenrolar da estória propriamente dita...

    Bem, que grande testamento :), tudo isto para te dizer que te aconselho a ler assim que puderes o HM porque acho que vais gostar e também para dizer que este se tem vindo a tornar um dos meus autores de eleição! Força Tordo! hehehe

    Cumprimentos e desejos de boas leituras

    ResponderEliminar