domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Primeiro em Inglês & Companhia

Não sei de onde nasceu esta adoração, mas a língua Inglesa sempre me fascinou. Há uns tempos atrás deparei-me com um blog ligado aos livros - tal como este - que ocasionalmente publicava uma crítica a um livro lido directamente do Inglês, algo que despertou em mim uma curiosidade enorme e me fez questionar se eu próprio estaria preparado para fazer o mesmo. Depois de considerar a questão, decidi juntar o útil ao agradável e optei por encomendar um livro de um autor que me despertou grande curiosidade, cuja língua materna é o inglês, e que podem verificar na foto abaixo.


Invisible, de Paul Auster

É este o título de que falo acima, uma obra de um autor que sempre me despertou uma curiosidade enorme e que vejo agora ser substituída pelo facto de realmente poder vir a ler uma obra sua. Alguém já leu? O que acharam? O que acham do facto de cada vez mais leitores em Portugal encomendarem livros em inglês?

A acompanhar esta encomenda - para que o estrangeiro não se sentisse só num país desconhecido - veio um livro de um autor que descobri o ano passado e que gostei mesmo muito. Podem ver a foto abaixo, e se já o leram, gostava que me dissessem o que acharam.



O Bom Inverno, de João Tordo


Cumprimentos e Boas Leituras,

Fernando


2 comentários:

  1. Bem, eu cá encomendo livros em inglês porque posso comprar muito mais livros deste modo e também porque já era fã de fantasia contemporânea e/ou urbana muito antes de se tornar "famosa" em Portugal. Logo, como os livros que eu queria ler não se encontravam à venda em Portugal, tive de os ir procurar noutro lado.

    O panorama literário português é imensamente limitado, especialmente no que toca a géneros mais "alternativos" como a fantasia ou a ficção científica (felizmente, agora temos a editora Saída de Emergência). As editoras só publicam determinado tipo de livros, muitos deles passados em África (algum tipo de saudosismo, talvez) ou histórias baseadas em 'factos reais' ou romance contemporâneo... para as pessoas que preferem outro tipo de livros, a escolha é pouca.

    Basicamente comprar livros em inglês só traz vantagens, na minha opinião: mais livros por menos dinheiro (porque mesmo os livros ditos "de bolso" aqui em Portugal custam tanto como um de capa dura em inglês), mais variedade e posso encomendar do conforto da minha casa... :p E claro, é óptima prática para desenvolver o inglês.

    ResponderEliminar
  2. Pois, penso que são basicamente esses os motivos que levam alguns leitores a optarem por livros em inglês: O preço e a óbvia maior diversidade em alguns géneros literários menos publicados no nosso país (como é o caso da ficção ciêntifica). Isto - tal como referiste no fim do teu post - para além de ser uma excelente forma de desenvolver o inglês.

    ResponderEliminar