segunda-feira, 14 de março de 2011

O Bom Inverno - João Tordo


Título: O Bom Inverno
Autor: João Tordo
Nº de Páginas: 290
Editora: Dom Quixote
Preço: 13,46€

Sinopse: «Quando o narrador - um escritor frustrado e hipocondríaco - se desloca a Budapeste para um encontro literário, está longe de imaginar até onde a literatura o pode levar. Planeando uma viagem rápida e sem contratempos, acaba por conhecer um escritor italiano mais jovem, mais enérgico e muito pouco sensato, que o convence a ir com ele até Sabaudia, em Itália, onde o famoso produtor de cinema Don Metzger reúne um leque de convidados excêntricos numa casa escondida no meio de um bosque. O cinema não é, porém, a única obsessão de Don: da sua propriedade em Sabaudia levantam voo balões de ar quente estranhamente vazios, construídos como obras de arte por Andrés Bosco, um catalão cuja relação com o produtor permanece um enigma. Nada, aliás, na casa de Metzger é o que parece; e, depois de uma primeira noite particularmente agitada, o narrador acorda com a pior notícia possível: Don foi encontrado morto no seu próprio lago. Bosco toma nas suas mãos a tarefa de descobrir o culpado e de o castigar, isolando o grupo de convidados na casa e montado-lhes um verdadeiro cerco. Confrontados com os seus piores medos, assustados, frágeis e egoístas, estes começarão a atraiçoar-se e a acusar-se mutuamente, num pesadelo que parece só poder terminar quando não sobrar ninguém para contar a história.
Neste romance absorvente e magnificamente narrado, com alguns dos melhores diálogos da literatura portuguesa, João Tordo coloca a sua arte ao serviço de uma história carregada de suspense, em que o amor e a literatura se misturam com sexo, crime e metafísica, agarrando o leitor da primeira à última página.»

É notória a evolução de João Tordo. Nesta obra, considerada pela crítica uma das melhores narrativas escritas em português nos últimos anos, são precisas apenas algumas páginas para que o leitor se sinta imensamente mergulhado num mar de curiosidade, conduzido pela mestria sorrateira da escrita de Tordo.
Quantas mais páginas se desfolha, mais negro se torna este enredo; à medida que o elenco de personagens se vai fatalmente reduzindo. Gostei particularmente deste novo estilo que João Tordo apresentou nos seus livros: um género de thriller que mistura o romance, o horror, o crime e o suspense.
Outro aspecto que reparei é o de o autor narrar sempre as suas estórias na primeira pessoa - facto interessante - , e que me parece ser claramente praticado com o intuito de criar uma relação de intimidade entre o leitor e o narrador; quanto a isso tenho apenas uma coisa a dizer: missão cumprida!
É inquestionável a qualidade desta obra, mas mais do que isso, esta parece-me ser a afirmação de um autor que tem muito a dar às letras em português.
Como já referi, é notável a evolução do autor do primeiro livro que li da sua autoria - cuja crítica nunca chegou a ser aqui publicada - para este Bom Inverno, o que despertou a minha curiosidade para as outras duas obras do autor que desconheço: O Livro dos Homens Sem Luz (recentemente reeditado pela Dom Quixote) e As Três Vidas (livro que lhe garantiu o prémio literário José Saramago).

Está, então, com o apresentar desta opinião, dado o mote para o primeiro Hat-trick Temático. Dentro em breve será apresentada a próxima obra a integrar este hat-trick, que como é do vosso conhecimento tem como tema as letras lusas. Mantenham-se atentos!

6 comentários:

  1. Este livro foi uma surpresa e fiquei interessada noutras obras do autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Barroca. Fico contente que tenhas gostado deste livro do João Tordo, pois como podes perceber pela minha opinião acerca do mesmo também apreciei bastante esta leitura. No que toca ao teu interesse em outras obras do autor, sinto-me obrigado a aconselhar-te a leitura de Hotel Memória - o segundo romance do autor - que, para além deste foi o único livro do autor que li até agora, e digo até agora porque já tive a oportunidade de adquirir mais um livro deste proeminente escritor nacional: O Livro dos Homens Sem Luz, o primeiro livro a ser publicado pelo autor, recentemente reeditado pela Dom Quixote.

    Continua a passar por cá,

    Boas Leituras,

    Fernando

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela sugestão, Fernando.

    Vou continuar a passar, sim. :)

    ResponderEliminar
  4. Serás sempre bem vinda! :)

    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  5. Uma história muito bem contado, muito bem escrita. Julgo que daria um excelente filme.

    ResponderEliminar
  6. O título não parecia muito apelativo para mim, uma rapariga de 14 anos mas depois de começar a ler nunca mais larguei! Adorei o livro e recomendo a toda a gente! :3 Ass: Irene Gonçalves :)

    ResponderEliminar