quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Memória das Minhas Putas Tristes - Gabriel García Márquez


Título: Memória das Minhas Putas Tristes
Autor: Gabriel García Márquez
Nº de Páginas: 90
Editora: Leya - Colecção Bis
Preço: 5,95 €

Sinopse: «No ao dos meus noventa anos quis oferecer a mim mesmo uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. Lembrei-me de Rosa Cabarcas, a dona de uma casa clandestina que costumava avisar os seus bons clientes quando tinha uma novidade disponível. Nunca sucumbi a essa nem a nenhuma das suas muitas tentações obscenas, mas ela não acreditava na pureza dos meus princípios. A moral também é uma questão de tempo, dizia com um sorriso maligno, tu verás.»

Em Memória das Minhas Putas Tristes fala-se de amor, um amor que surge de forma inesperada quando ao perfazer os seus 90 anos de existência o narrador decide presentear-se com uma noite de sexo com uma adolescente virgem. É nessa prometida noite que o narrador conhece a jovem por quem acaba por se apaixonar, mesmo nunca tendo falado com ela ou sequer visto-a acordada, pois todos os seus encontros se deram com a jovem a dormir. Esta é uma estória bastante interessante que me levou a pensar sobre as várias formas de amor platónico, e esta é certamente uma das mais caricatas, pois os seus dois integrantes são uma bela adormecida que durante todos os encontros está a dormir e um nonagenário que apesar da idade ainda se sente bem de saúde e que escreve uma rubrica jornalística, que é basicamente tudo aquilo que faz da vida, até ao dia em que conhece a bela jovem.

Esta é a segunda obra que leio de Gabriel García Márquez, sendo que a primeira foi «Ninguém Escreve Ao Coronel», que é também uma pequena novela e que à semelhança desta tem poucas páginas, aproveito para dizer que posteriormente será publicada a minha opinião dessa mesma obra aqui no blog. Estas duas pequenas novelas serviram para me apresentar à escrita de García Márquez, que em pouquíssimas páginas conseguiu apaixonar-me e querer ler algo mais da sua autoria. Sei que no seu reportório figuram obras de outro tipo, do género de livros que estou habituado a ler e é isso que vou procurar, pois tenho lido opiniões bastante interessantes acerca de romances como "O Outono do Patriarca", "O Amor em Tempos de Cólera" e do tão aclamado "Cem Anos de Solidão", que já estou para ler há já algum tempo.

Espero com ansiedade o dia em que volte a ler algo deste escritor, algo maior do que aquilo que tenho lido.

Cumprimentos,

Fernando

Sem comentários:

Enviar um comentário