sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Revista Bang!


«A Bang! 7, que regressara ao formato impresso depois de uma temporada em digital, revelou-se aquém das expectativas em termos de recepção do público e vendas. Muitos culparam a falta de distribuição, o facto de estar disponível apenas por venda online no nosso site, o preço, etc.

E de facto, todas essas circunstâncias, e mais alguma, contribuíram para que as nossas expectativas não fossem cumpridas.

Por isso, havia dois caminhos a seguir: continuar pelo mesmo caminho que iria eventualmente conduzir à revista Bang! de novo em formato digital, ou tentar algo de novo e mais ambicioso, mas desta vez tudo feito pela equipa da editora. O editor surgiu com um plano e fez a proposta para um novo parceiro, proposta essa que levou tempo a ser negociada, enquanto tudo era mantido no segredo dos deuses.

Agora podemos começar a divulgar os factos: o novo parceiro da revista Bang é a rede de livrarias Fnac. Significa que a revista será distribuída exclusivamente na Fnac. Além disso, a nova revista Bang! será não só distribuída, mas publicitada nas livrarias.

Isto significa o quê?  Terá uma tiragem de 8000 exemplares e será colocada num expositor próprio da revista junto à secção de literatura fantástica das Fnacs do país inteiro. A revista irá ser em formato A4, com miolo a cores e terá 64 páginas, com publicação trimestral.

Não haverá preço. A revista será inteiramente gratuita. Qualquer pessoa pode pegar na revista e levá-la à casa, sem comprar livros. Está confirmada a sua presença nos eventos de Novembro, Colóquio Mensageiros das Estrelas e Fórum Fantástico, e será distribuída gratuitamente na compra de livros no site da SdE e na fnac.pt (apenas em livros de literatura fantástica). O site da SdE e a fnac.pt irá também disponibilizar uma versão PDF.

Os conteúdos tentarão ser abrangentes, embora 64 páginas imponham um limite à nossa imaginação. Para esta edição, podem contar com contos inéditos de autores estrangeiros e nacionais, ensaios e textos de várias personalidades do fantástico português e não só, banda-desenhada, críticas, sugestões de livros, uma rubrica chamada Távola Redonda que, nesta edição, constitui um conjunto de entrevistas sobre uma determinada temática. Os conteúdos não se limitam a material da Saída de Emergência. Na próxima semana, iremos começar a revelar excertos da revista.

Se desejam colaborar com a revista podem fazê-lo. A revista não está fechada a colaboradores convidados, pelo contrário, queremos mais do que tudo novos colaboradores mas que respeitem os nossos critérios editoriais exigentes. Os leitores terão indicações na revista de como enviar ficção e não-ficção (ensaios, críticas literárias, até entrevistas podem ser submetidas), mas as submissões terão que ser previamente aprovadas pelo departamento editorial da revista.

Temos consciência que passámos de 8 para 80 mas tem sido um projecto no qual numa coisa mantivemos a coerência: em cinco anos nunca desistimos, sempre tentando cumprir as nossas expectativas e as dos nossos leitores, de uma forma ou outra.

Para finalizar, não queremos deixar de agradecer a Fnac pelo apoio e por ter acreditado neste projecto, e aos nossos leitores que têm possibilitado o crescimento e sucesso da literatura fantástica.»

Fonte: http://saidaemergencia.blogs.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário