quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Parábola do Cágado Velho - Pepetela



Título: Parábola do Cágado Velho
Autor: Pepetela
Nº de Páginas: 180
Editora: Publicações Dom Quixote - Colecção Autores Lusófonos - Revista Visão
Preço: 1€

Sinopse: « Falo de um amor e de uma transgressão.
                 Quem sabe, talvez a transgressão nunca fosse possível. Mas
                 a granada existiu, essa granada que traçou no ar espantado
                 do planalto a figura da mulher amada.
                 Mas uma granada, mesmo com tal magia, 
                 pode materializar um mundo?»

Opinião: Começo por dizer que sempre tive uma enorme curiosidade em ler algo deste escritor Angolano, não sei bem porquê, talvez seja pelo nome, Pepetela, acho que me chamou logo à atenção na primeira vez que o ouvi ou li, por isso foi uma enorme satisfação para mim quando vi que o seu nome constava desta colecção da revista visão pois os livros de venda conjunta com a revista para além de serem de uma qualidade muito satisfatória acabam também por ser bastante acessiveis aos bolsos de qualquer um.
Felizmente o meu instinto não me enganou, levou-me à descoberta de um escritor fantástico que através da sua obra retrata aquilo por que passou a sua terra, Angola, e este não sendo um livro que eu considere fora do normal acaba por ser um livro muito bom de leitura bastante fácil e simples que me "obrigou" a aumentar a minha wishlist com duas obras do autor (nomeadamente as obras "Predadores" e dois livros que se completam de seu nome "Jaime Bunda, Agente Secreto" e "Jaime Bunda e a Morte do Americano".

No que toca á história do livro propriamente dita, ela desenrola-se à volta de Ulume, um homem de uma aldeia isolada perto das montanhas que vive com a sua mulher, Muari, e os seus dois filhos, Luzolo e Kanda, que com o desenrolar da história acabam alistando-se em exércitos rivais, tornando-se mesmo inimigos e não voltanto inclusivé a falarem-se. Ulume tem uma visão numa das invasões dos soldados à aldeia, quando por desespero se enfiou num buraco para se esconder dos militares e uma granada chinesa explodiu bem perto dele, nesse momento Ulume percebeu que tinha de ter Munakazi, uma jovem rapariga com quem tinha trocado olhares descretos durante uma cerimónia. Acho também importante referir o facto de Ulume todos os dias subir a colina para visitar o seu velho amigo, o cágado com quem fala e de quem chega mesmo a obter uma resposta.
Trata-se de uma bela história com um poder enorme de nos transportar para os cenários de guerra angolanos e sentir a dor que sentia o povo das aldeias de cada vez que tinham de reconstruir aquilo que os soldados destruiam à sua passagem, por isso opto por deixar a opinião sobre esta obra assim pouco explicita como que convidando-os a irem à sua procura, é para isto que na minha opinião devem servir os blogs deste género, para comentar livros mas não contando toda a sua história, o que acaba por deixar uma certa curiosidade a rondar os pensamentos de quem visita este género de sites e sente que a tal obra comentada pode ser interessante. Acho que o trabalho de quem as comenta é sim, em primeiro dar a sua opinião sobre a obra, e em segundo lugar dar um aperitivo aos leitores para que eles se deixem levar pela história caso esta seja dentro do seu género literário preferido(opiniões bem feitas podem mesmo gerar muito interesse à volta de obras de géneros literários muito distantes daquilo a que o leitor de determinada crítica ou opinião está habituado a ler).


PS - Aproveito para vos informar que todos os livros que fui lendo entre o encerramento do primeiro blog e a abertura deste que agora começa serão aqui comentados, o que certamente dará um empurrão no recomeço deste novo blog.

Boas leituras.

4 comentários:

  1. A equipa do Lydo e Opinado agradece imenso a honra de fazer parte das «Outras Leituras» e, brevemente, O Travessão também fará parte das nossas. Até lá, um muito obrigado!

    P.S. - Também gostava de experimentar Pepetela.

    ResponderEliminar
  2. Sara, eu é que agradeço!
    E quanto a Pepetela, aconcelho-te vivamente a experimentares, o seu poder de transportar o leitor para os acontecimentos vividos nas suas histórias é simplesmente fantástico! Experimenta e depois diz-me o que achaste.

    Abraço, Fernando

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do Pepetela e, quanto mais o leio mais gosto dele. :) Dos que têm como personagem principal o Jaime Bunda só li o "Jaime Bunda e a Morte do Americano" e adorei! Lê porque é muito divertido! :)

    Obrigada pela menção ao Quero Um Livro aqui no Travessão. :)

    ResponderEliminar
  4. N. Martins, eu também estou a começar a gostar muito de Pepetela, e apesar de ter lido apenas uma obra sua, a minha curiosidade em relação ás restantes subiu muito depois de ler "A Parábola do Cágado Velho".
    Ainda bem que dizes que os que têm como personagem o Jaime Bunda são muito divertidos, não vejo a hora de os ler!

    Vai passando por cá, até lá

    Cumprimentos, Fernando

    ResponderEliminar