sábado, 25 de setembro de 2010

O Estrangeiro - Albert Camus


Título: O Estrangeiro
Autor: Albert Camus
Tradutor: António Quadros
Nº de Páginas: 118
Editora: Livros do Brasil
Preço: 9,00€

Sinopse: «Enriquecida por uma penetrante introdução de Jean-Paul Sartre, esta obra-prima de Albert Camus é de pleno direito incluída na presente colecção, que reúne as mais importantes obras deste autor. O Estrangeiro revelou e consagrou definitivamente Camus como um verdadeiro "clássico" da literatura contemporânea. Romance estranho, desconcertante sob uma aparente singeleza estilística, nele se joga o destino de um homem que viveu a vida de acordo com a sua sensibilidade e a evidência do absurdo de existir.»

O que dizer sobre um romance que nos fala de um homem que acaba de perder a mãe e demonstra sobre esse facto uma enorme indiferença? Um homem que no dia seguinte ao enterro da sua própria progenitora vai à praia, começa um relacionamento amoroso, e vai assistir a um filme de comédia? Eu não sei, mas posso tentar...

Foi com muito gosto que vi as expectativas que tinha em relação a um dos livros que habitavam à mais tempo na minha wishlist serem correspondidas. As boas críticas que tinha lido em relação a esta obra foram a razão principal que me levaram a procurá-la, e algo que me lembro bem em relação a algumas delas é que se falava-se da monstruosa indiferença do personagem principal em relação à morte da sua mãe, pois logo no início percebi que todo o enredo ía andar à volta de tal acontecimento. E foi exactamente isso que encontrei, no inicio do livro fala-se da morte da mãe de Meursault, do deslocamento do mesmo à zona onde seria efectuado o enterro e do seu regresso a casa com nada mais que uma sensação de alívio por se ter finalmente vindo embora. Para não relevar o essencial do enredo, pois acredito que esta seja uma obra de leitura "obrigatória", como se costuma dizer quando se fala de clássicos, opto apenas por vos dizer que a falta de demonstrações afectivas em relação à morte da sua progenitora acaba por condenar Meursault, ao quê? Leiam e descubram por vocês mesmos, garanto-vos que valerá a pena!

Se é possível resumir determinada estória através de uma simples frase, ou mesmo de uma palavra, neste caso a palavra escolhida seria Indiferença.

Tenho já em vista outra obra do autor, A Queda, sobre a qual já tive a oportunidade de ler bons apontamentos, e será provavelmente por aí que se voltará a falar de Camus neste espaço.

Cumprimentos e desejos de boas leituras para todos vós,

Fernando

3 comentários:

  1. Este pequeno livro de Camus é mesmo muito bom!
    Acredito que também vais gostar de "A Queda". ;)

    ResponderEliminar
  2. Tons de Azul, acho que resumiste numa simples frase aquilo que é esta obra; um pequeno livro de uma qualidade incomum. Espero que venham muitos mais deste calibre parar à minha estante. :)

    Espero gostar tanto ou mais ainda de "A Queda", que também me suscitou grande curiosidade. De resto aproveito para revelar que toda a colecção de obras de Camus da Livros do Brasil me parece ser muito boa.

    Cumprimentos, Fernando

    ResponderEliminar
  3. Os meus preferidos são mesmo estes dois que referes e também "A Peste".

    ResponderEliminar