sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Wishlist


Para quem não esteja familiarizado com o termo wishlist - o nome diz tudo - trata-se de nada mais nada menos do que uma lista com desejos, neste caso os livros que desejamos.
Desde que comecei a ler mais a sério que senti a necessidade de fazer uma wishlist, pois eram muitos os livros que queria comprar, e não vi outra solução que não fosse apontar os nomes das obras e dos respectivos autores, dando assim inicio à minha wishlist que perdura até hoje, pois ao passo que umas obras vão sendo riscadas da lista à medida que as compro, outras vão sendo adicionadas quase todos os dias.
Eu tenho uma wishlist tão grande que me vejo obrigado a ter a negrito aqueles que são os meus maiores desejos digamos. Para os curiosos aqui fica a lista dessas obras a negrito bem assentes na minha wishlist:

O Estrangeiro - Albert Camus
1984 - George Orwell
A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol - Haruki Murakami
Memorial do Convento - José Saramago
Vinte mil léguas Submarinas - Júlio Verne

E vocês, também têm wishlist's? Desafio-vos a escolher 5 livros de entre a vossa lista, vão ver que simplifica muito mais o vosso processo de compra de livros, acabam-se as indecisões.

Abraço, Fernando

10 comentários:

  1. Bem, antes de mais, na tua wishlist está o que é, talvez, o meu livro preferido: 1984!

    Olha, vou-te ser sincero, quando comecei a "ler mais a sério" também comecei a fazer wishlists... de 200 páginas.

    Enfim, entretanto cada vez mais me tornei um grande leitor, e neste momento deixei de me seguir por wishlists. Sei os livros que quero, mas geralmente nunca saio com um deles quando vou a uma livraria. Entrar lá é uma aventura só por si. A partir de certa altura do teu percurso literário queres esperar ser surpreendido, queres chegar a uma livraria e trazer o livro que mais te chamar a atenção. As wishlists continuam a existir, mas deixas em casa.

    Escolhendo 5 livros que queria comprar:

    "O Castelo de Gormenghast" - Mervyn Peake
    "Quando fui outro" - Luiz Ruffalo
    "Sutree" - Cormac McCarthy
    "Amanhecer" - Stephenie Meyer
    "Dead and Gone" - Charlaine Harris

    Vários são sequelas de outros, ou fazem parte de uma série/saga.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedro, quanto ao 1984, devo dizer-te que tenho lido críticas muito interessantes acerca dele. Aliás, é mesmo essa a razão pela qual ele consta da minha wishlist. Quanto a teres feito wishlists de 200 páginas, sinceramente, juro-te que a minha não deve andar muito longe disso! ahahaha

    Sempre que vejo uma boa critica a um livro que me chame a atenção vou imediatamente colocá-lo na minha wishlist, o que faz com que ela tenha páginas e páginas sem fim.

    Quanto aos 5 livros que falaste no teu comentário, já ouvi falar de um ou outro, mas não li nenhum deles.

    Abraço, Fernando

    ResponderEliminar
  3. Eu já li A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol - Haruki Murakami e adorei. É um autor a ler na minha opinião.

    Quanto a reduzir a minha wishlist a 5 livros tenho de pensar e dp coloco-a aqui.

    Se quiseres ver uma opinião sobre A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol - Haruki Murakami passa no meu Refúgio dos Livros :)

    Bjs

    Diana
    http://refugio-dos-livros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Diana e sê muito bem vinda ao Travessão! Como já deves ter reparado o teu Refúgio dos Livros foi colocado na barra lateral de Outras Leituras aqui do blog, o que quer dizer que eu já andei lá a dar umas voltinhas e por acaso já tive o prazer de ler a tua opinião sobre A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol, e aproveito para te dizer que a razão de alguns livros de Murakami constarem na minha wishlist é mesmo essa, todas as críticas que vi serem feitas ás suas obras eram muito boas, o que consequentemente acabou por fazer crescer em mim uma grande curiosidade acerca do autor.
    Fico à espera dos teus 5 escolhidos e aproveito também para te dizer que todos os livros que os visitantes aqui do blog mencionarem serão adicionados à minha wishlist pessoal e um dia apresentados aqui no blog.

    Cumprimentos, Fernando

    ResponderEliminar
  5. "Memorial do Convento", "O Estrangeiro" e "1984" que excelentes escolhas, Fernando! Espero que não só os tenhas brevemente nas tuas estantes, como os leias logo a seguir! ;)

    A minha lista também é enorme, mas acabo por comprar sempre os que me faltam da obra de Saramago, Calvino, Camus e Dostoiévski.

    ResponderEliminar
  6. Tons de Azul, ainda bem que dizes que são boas escolhas, só vens confirmar aquilo que eu já suspeitava! Sinceramente, também começo a sentir uma certa vontade de comprar algo de Saramago logo que tenho dinheiro na mão, ainda vou no meu segundo livro do nobel português (estou a ler agora o Homem Duplicado e já li o Ensaio sobre a Cegueira) mas já sinto uma atração enorme pelo autor, digamos simplesmente que é especial.

    Quanto ao que disseste sobre eu possui-los, acredita que não vejo a hora e aproveito para te dizer que amanhã um deles vai cair-me nas mãos(O Estrangeiro)!

    Hey, porque não aproveitas e deixas também aqui uma lista de 5 dos livros da tua wishlist? Todos os livros que os visitantes nomearem vão ser colocados na minha própria wishlist e um dia comentados aqui no blog, por isso se queres uma segunda opinião acerca de algo que tenhas lido, aproveita.

    Cumprimentos, Fernando

    ResponderEliminar
  7. Fernando, "O Homem Duplicado" li há pouco tempo e devo dizer que foi o livro menos conseguido que li do autor. Não é que seja mau, nem nada que se pareça, mas de todos os que já li este deixou-me um pouco insatisfeita. Esperava mais! Ainda quero escrever a minha opinião sobre o livro, mas não vai ser para já. Quanto ao "Memorial do Convento" é mesmo o meu preferido até ao momento, mas duvido que um outro do autor lhe tire o lugar de topo! ;)

    Quanto ao "Estrangeiro" é simplesmente o melhor que já li de Camus, mas também ainda não li a obra toda. Até te posso deixar a minha opinião (http://tonsdeazul.blogspot.com/2009/08/um-estranho-na-sociedade.html), mas aviso já que ela conta partes da história. Acredito que vás gostar de toda a absurdidade!

    Hum... cinco livros que li este ano e que vão estar no meu top final:
    "O ano da morte de Ricardo Reis", de José Saramago;
    "Crime e Castigo", de Dostoiévski;
    "o remorso de baltazar serapião", de Valter Hugo Mãe;
    "A Papisa Joana", de Donna Woolfolk Cross;
    A Quinta dos Animais, de George Orwell.

    Agora cinco livros que estão na minha lista de compras:
    "Meu Nome é Vermelho", de Orphan Pamuk;
    "Almas Mortas", de Nikolai Gogol;
    Por quem os sinos dobram, de Hemingway;
    "O Idiota", de Dostoiévski;
    "O amante de Lady Chaterley", de D. H. Lawrence

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  8. Tons de Azul, fico à espera da tua opinião sobre "O Homem Duplicado", como podes ver a minha já está aqui no blog, se poderes diz-me o que achaste dela, se sentiste o mesmo em relação ao livro ou se pelo contrário, sentiste exactamente o oposto. Fiquei curioso em saber que o teu livro preferido é o "Memorial do Convento", que como deves ter reparado se encontra na minha wishlist, o que significa que eu ainda não o li, mas aproveito para te dizer que o meu livro preferido é também um de Saramago, mais propriamente o "Ensaio sobre a Cegueira", o que te quero perguntar é se achas que o "Memorial do Convento" é superior ao "Ensaio sobre a Cegueira"?

    Quanto ao "Estrangeiro" de Camus, devo dizer-te que já o tenho na minha estante à espera de ser lido e que não vejo a hora de lhe por as mãos em cima, eheheh.

    Como prometido, todos os livros que constituem as wishlists dos visitantes foram adicionados à minha própria wishlist, o que significa que mais dia menos dia poderão encontrar aqui as minhas opiniões sobre os mesmos. Até lá...

    Cumprimentos, Fernando

    ResponderEliminar
  9. Tenho andado sem vontade para escrever opiniões, mas sem promessas vou tentar contornar essa não vontade! ;)
    Pois é difícil de responder a essa pergunta, pois são histórias totalmente diferentes, Fernando!
    "Ensaio sobre a cegueira" é um livro que mexe com tudo o que existe em nós, chega a ser um murro no estômago, tal é a sua crueza, mas o leitor não consegue abandonar a história, continua a querer saber onde vai toda a podridão, que não deixa de ser também as suas misérias! É sem dúvida uma grande obra.
    "Memorial do Convento" foi o primeiro livro que me colocou em contacto com o autor e a sua história é bastante grandiosa. Para além de ser um romance histórico, engloba personagens maravilhosas, que transportam sonhos, em torno da construção árdua do Convento de Mafra. E depois há um amor entre Baltasar (Sete-Sóis) e Blimunda (Sete-Luas), que por mais livros que leia sei que jamais encontrarei um amor assim! E o melhor é descobrires por ti a resposta a essa tua pergunta. Claro que depois logo me dizes! ;)
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  10. Tons de azul, em primeiro lugar quero dizer-te que espero que a tua vontade para escrever opiniões volte em força e que escrevas tudo o que tenhas entupido dentro de ti, que mandes tudo cá para fora, para eu e mais uns quantos visitantes assíduos do teu cantinho nos possamos maravilhar :)

    Aproveito para te dizer que vem a caminho do Travessão um outro livro de Saramago, não o "Memorial do Convento", esse vou deixá-lo mais para adiante, talvez seja o meu quarto ou quinto livro do autor, pois pela maneira como falas dele deve ser mesmo algo de transcendental. Quando finalmente souber a resposta à minha própria pergunta farei aqui um post sobre isso e é claro que assim que tiver a oportunidade de o ler te direi o que achei.

    Cumprimentos, Fernando

    ResponderEliminar